Fases e Etapas
Número |
Descrição das Fases subdivididas em Etapas |
1. |
Elaboração dos Editais, elaboração Termos de Referência, acompanhamento dos processos licitatórios, assessoria no desenvolvimento, implantação, execução dos produtos e serviços contratados, auditoria da qualidade desses produtos e serviços para as todas as etapas que compõem o CTM/SIG/REURB. |
1.1. |
Mapeamento territorial do município; |
1.2. |
Espacialização da malha fundiária urbana e rural; |
1.3. |
Levantamento fotográfico das fachadas dos imóveis urbanos; |
1.4. |
Revisão do cadastro de logradouros; |
1.5. |
Geração do cadastro de trecho de logradouros; |
1.6. |
Levantamento cadastral das unidades imobiliárias urbanas; |
1.7. |
Notificação dos proprietários; |
1.9. |
Regularização fundiária urbana (Reurb-S): licitação com previsão de levantamentos cadastrais de 3.500 unidades nos bairros Pedreira e Fênix, definidos como ZEIS-II, parafins de regularização fundiária em conformidade com a Lei Federal N. 13.465/2017. |
2. |
Atualização da Planta de Valores Genéricos (PVG) e respectivo treinamento sobre metodologia e atualização: |
2.1. |
Levantamento de materiais e análise situacional: visa o levantamento de informações relacionadas aos serviços contratados, bem como o entendimento do funcionamento do sistema cadastral e tributário vigentes na Prefeitura; |
2.2. |
Planejamento das atividades: a partir da análise situacional são realizados ajustes no plano de atividades visando adequação a realidade local; |
2.3. |
Constituição de base de dados do mercado imobiliário: compreende a realização de uma série de atividades com o intuito de se obterem eventos de mercado em quantidade e qualidade suficientes para subsidiar as análises estatísticas. Serão desenvolvidos: aplicativo para armazenamento e processamento de dados, coleta de dados ou eventos de mercado, relacionamento com o cadastro técnico e espacialização dos eventos; |
2.4. |
Processamento e análise de dados: a partir dos dados existentes serão realizadas as análises visando à definição dos valores unitários de referência (terrenos e edificações) e a adequação dos modelos de avaliação em massa dos imóveis; |
2.5. |
Validação dos trabalhos: compreende os trabalhos de simulação e análises dos resultados dos modelos de avaliação em massa, bem como a apresentação e discussão dos resultados com a sociedade organizada. Visam subsidiar também a definição da política tributária; |
2.6. |
Adequação da legislação tributária: em razão dos resultados obtidos serão feitas as adequações na legislação para que os novos modelos e a política tributária sejam submetidos e aprovados pelo poder legislativo; |
2.7 |
Capacitação: serão oferecidos treinamentos quanto às características dos novos modelos de avaliação e política tributária estabelecida aos técnicos que exercem atividades relacionadas à tributação imobiliária. |
3. |
INFRAESTRUTURA OU AMBIENTE– Relatório da análise e especificação da infraestrutura necessária para implantação de um SIG Corporativo na PMI concluído (hardware, software, rede);– Relatório da análise e especificação de ampliação do parque de licenças de softwares da plataforma ESRI© concluído; |
3.1. |
SISTEMAS SIT, SICART E SIG– Análise de processos, levantamento de requisitos, desenvolvimento do modelo conceitual do Sistema de Informações Territoriais (SIT) e Sistema de Cadastro e Registro Territorial (SICART) em ambiente SIG Corporativo concluído;– Análise dos dados geográficos existentes e especificação da padronização, modelagem de banco de dados e migração desses dados para o SIT, SICART e SIG concluídos.– Análise e especificação dos dados geográficos e temáticos para migração para o SIG (dados cadastrais, vetoriais, temáticos, matricial, formatos AutoCAD, PDF/JPG, etc.);– Análise e especificação das funcionalidades do SIG; |
3.2. |
INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS– Análise e especificação da metodologia de integração dos sistemas SIT, SICART E SIG com sistema de Gestão Tributária concluídos. |
3.3. |
TREINAMENTO– Análise e especificação dos treinamentos necessários para os usuários finais dos sistemas e para a equipe técnica da PMI concluídos; (ex: administração de banco de dados, publicação de mapas, gerenciamento de serviços, dicionário de dados, modelagem de dado geoespacial, e outros definidos durante a elaboração do TR, etc.) |
4. |
Consultoria para regulamentação do Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM) de acordo com a Diretriz n° 511 de 2009 do Ministério das Cidades: Objetivando a sustentabilidade do cadastro e a sua multifinalidade, a regulamentação de alguns procedimentos para atualização do cadastro torna-se necessária; e será orientada em acordo com a Diretriz n° 511 de 2009 do Ministério das Cidades que sistematiza a forma de implantação do CTM. |
5. |
Apoiar/orientar a formalização de um acordo de parceria entre a Prefeitura Municipal de Itabira e os Cartórios de Registro de Imóveis. Definição de um acordo de trabalho que permita a troca constante de dados entre o Sistema Cadastral da Prefeitura e o Registro de Imóveis da Cidade, (aproximando a cidade real da cidade legal). |
5.1. |
Termo de Cooperação Prefeitura Municipal de Itabira e os Cartórios de Registro de Imóveis elaborado; |
5.2. |
Termo de Cooperação entre a Prefeitura Municipal de Itabira e os Cartórios de Registro de Imóveis assinado; |
5.3. |
Sistema de Cadastro e Registro Territorial – SICART implantado em ambiente SIGde acordo com a Diretriz n° 511 de 2009 do Ministério das Cidades; |
6. |
Treinamento em CTM e Geotecnologias sobre os produtos, serviços e novas metodologias previstas no projeto: |
6.1. |
CTM, cartografia, sensoriamento remoto, levantamento cadastral, uso dos dados de perfilamento a laser; rede geodésica legislação cartográfica, legislação e metodologia para orientação de novos levantamentos topográficos, INDE – Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais; Gestão de Metadados, imageamento terrestre, entre outros especificados durante o projeto. |