Fases e Etapas

Número
Descrição das Fases subdivididas em Etapas
1.
Elaboração dos Editais, elaboração Termos de Referência, acompanhamento dos processos licitatórios, assessoria no desenvolvimento, implantação, execução dos produtos e serviços contratados, auditoria da qualidade desses produtos e serviços para as todas as etapas que compõem o CTM/SIG/REURB.
1.1.
Mapeamento territorial do município;
1.2.
Espacialização da malha fundiária urbana e rural;
1.3.
Levantamento fotográfico das fachadas dos imóveis urbanos;
1.4.
Revisão do cadastro de logradouros;
1.5.
Geração do cadastro de trecho de logradouros;
1.6.
Levantamento cadastral das unidades imobiliárias urbanas;
1.7.
Notificação dos proprietários;
1.9.
Regularização fundiária urbana (Reurb-S): licitação com previsão de levantamentos cadastrais de 3.500 unidades nos bairros Pedreira e Fênix, definidos como ZEIS-II, para
fins de regularização fundiária em conformidade com a Lei Federal N. 13.465/2017.
2.
Atualização da Planta de Valores Genéricos (PVG) e respectivo treinamento sobre metodologia e atualização:
2.1.
Levantamento de materiais e análise situacional: visa o levantamento de informações relacionadas aos serviços contratados, bem como o entendimento do funcionamento do sistema cadastral e tributário vigentes na Prefeitura;
2.2.
Planejamento das atividades: a partir da análise situacional são realizados ajustes no plano de atividades visando adequação a realidade local;
2.3.
Constituição de base de dados do mercado imobiliário: compreende a realização de uma série de atividades com o intuito de se obterem eventos de mercado em quantidade e qualidade suficientes para subsidiar as análises estatísticas. Serão desenvolvidos: aplicativo para armazenamento e processamento de dados, coleta de dados ou eventos de mercado, relacionamento com o cadastro técnico e espacialização dos eventos;
2.4.
Processamento e análise de dados: a partir dos dados existentes serão realizadas as análises visando à definição dos valores unitários de referência (terrenos e edificações) e a adequação dos modelos de avaliação em massa dos imóveis;
2.5.
Validação dos trabalhos: compreende os trabalhos de simulação e análises dos resultados dos modelos de avaliação em massa, bem como a apresentação e discussão dos resultados com a sociedade organizada. Visam subsidiar também a definição da política tributária;
2.6.
Adequação da legislação tributária: em razão dos resultados obtidos serão feitas as adequações na legislação para que os novos modelos e a política tributária sejam submetidos e aprovados pelo poder legislativo;
2.7
Capacitação: serão oferecidos treinamentos quanto às características dos novos modelos de avaliação e política tributária estabelecida aos técnicos que exercem atividades relacionadas à tributação imobiliária.
3.
INFRAESTRUTURA OU AMBIENTE
–  Relatório da análise e especificação da infraestrutura necessária para implantação de um SIG Corporativo na PMI concluído (hardware, software, rede);
–  Relatório da análise e especificação de ampliação do parque de licenças de softwares da plataforma ESRI© concluído;
3.1.
SISTEMAS SIT, SICART E SIG
–    Análise de processos, levantamento de requisitos, desenvolvimento do modelo conceitual do Sistema de Informações Territoriais (SIT) e Sistema de Cadastro e Registro Territorial (SICART) em ambiente SIG Corporativo concluído;
–      Análise dos dados geográficos existentes e especificação da padronização, modelagem de banco de dados e migração desses dados para o SIT, SICART e SIG concluídos.
–   Análise e especificação dos dados geográficos e temáticos para migração para o SIG (dados cadastrais, vetoriais, temáticos, matricial, formatos AutoCAD, PDF/JPG, etc.);
–  Análise e especificação das funcionalidades do SIG;
3.2.
INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS
– Análise e especificação da metodologia de integração dos sistemas SIT, SICART E SIG com sistema de Gestão Tributária concluídos.
3.3.
TREINAMENTO
– Análise e especificação dos treinamentos necessários para os usuários finais dos sistemas e para a equipe técnica da PMI concluídos; (ex: administração de banco de dados, publicação de mapas, gerenciamento de serviços, dicionário de dados, modelagem de dado geoespacial, e outros definidos durante a elaboração do TR, etc.)
4.
Consultoria para regulamentação do Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM) de acordo com a Diretriz n° 511 de 2009 do Ministério das Cidades: Objetivando a sustentabilidade do cadastro e a sua multifinalidade, a regulamentação de alguns procedimentos para atualização do cadastro torna-se necessária; e será orientada em acordo com a Diretriz n° 511 de 2009 do Ministério das Cidades que sistematiza a forma de implantação do CTM.
5.
Apoiar/orientar a formalização de um acordo de parceria entre a Prefeitura Municipal de Itabira e os Cartórios de Registro de Imóveis. Definição de um acordo de trabalho que permita a troca constante de dados entre o Sistema Cadastral da Prefeitura e o Registro de Imóveis da Cidade, (aproximando a cidade real da cidade legal).
 5.1.
Termo de Cooperação Prefeitura Municipal de Itabira e os Cartórios de Registro de Imóveis elaborado;
5.2.
Termo de Cooperação entre a Prefeitura Municipal de Itabira e os Cartórios de Registro de Imóveis assinado;
5.3.
Sistema de Cadastro e Registro Territorial – SICART implantado em ambiente SIG
de acordo com a Diretriz n° 511 de 2009 do Ministério das Cidades;
6.
Treinamento em CTM e Geotecnologias sobre os produtos, serviços e novas metodologias previstas no projeto:
6.1.
CTM, cartografia, sensoriamento remoto, levantamento cadastral, uso dos dados de perfilamento a laser; rede geodésica legislação cartográfica, legislação e metodologia para orientação de novos levantamentos topográficos, INDE – Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais; Gestão de Metadados, imageamento terrestre, entre outros especificados durante o projeto.